Homens vêem mulher seminua como objeto, diz estudo
O chavão de "mulher-objeto", que se remete a mulheres inclinadas à conduta pouco recatada com relação ao comportamento sexual, mereceria uma correção, se dependesse de cientistas americanos. O termo 'objeto' poderia ser interpretado, na verdade, como os homens olham para as mulheres desnudas. É o que aponta uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre como o sexo masculino observa o feminino.
Digitalizando as imagens do cérebro dos homens após exibir a eles a fotografia de uma mulher vestindo biquíni, cientistas descobriram que considerável parte cerebral deles reagiu da mesma maneira como se estivesse olhando para um objeto.
Aplicado também em homens com tendência a um comportamento mais sexualizado, os estudiosos verificaram que uma parte do cérebro que normalmente é acionada durante a interação social foi ativada quando viram a foto. A diferença entre os reflexos apresentados pelos homens com tendências não-sexualizadas e os sexualizados foi o que chamou a atenção.
Segundo Susan Fiske, professora da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, os resultados mostram que alguns homens não-sexualizados podem ver as mulheres como um "humano", apenas. "O cérebro mostrou que eles estão reagindo a esta fotografia como as pessoas reagem a objetos. Eles sabem que se trata de uma pessoa, mas seu reflexo é o mesmo que têm diante de um objeto", disse a pesquisadora à reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Susan acredita que o constante bombardeio da sociedade sexualizada com imagens de mulheres jovens pode ser a culpa disso, fenômeno a que ela atribui "a diminuição do instinto de ver os outros como humanos". Ela disse que efeito semelhante ocorreu recentemente com relação à violência na televisão, em que estudos haviam demonstrado que as pessoas perdiam a sensibilidade diante dos efeitos de violência. "Acho que esse é o paralelo existente ao se ver mulheres sexy. Você se acostuma", afirmou a pesquisadora.
Saiu no Terra hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário